Maiores provas nacionais de Downhill

Gouveia International Downhill

O Gouveia International Downhill, é o maior evento de downhill organizado em Portugal. A prova, com percurso compreendido entre o Curral do Negro e o Centro Hipíco, é um acontecimento agregador e promocional da prática do BTT e das condições naturais de Gouveia para o desenvolvimento da modalidade. 

    As excelentes condições orográficas complementadas pelas infraestruturas existentes no Curral do Negro e no Centro Hípico de Gouveia criam um espaço natural de inegável qualidade para a prática do downhill. 
    O evento realiza-se em Gouveia há 10 anos, suportado por uma organização que prima por disponibilizar as melhores condições aos atletas e ao muito público que acompanha a prova. Em 2012, esta inicia uma nova fase de afirmação com a entrada de novos parceiros e o desenvolvimento de um projeto de afirmação de Gouveia como referência da prática do BTT na Serra da Estrela.

    Comprimento da pista: 2000 M

    Desnível: 400 M

    Descida: aprox. 4 min

Taça de Portugal de Downhill

Taça de Portugal de Downhill é constituída por um conjunto de provas(nomeadamente 6 etapas), cada uma com diferentes características, tanto ao nível do piso como da velocidade e inclinação da pista.
 

São Brás de Alportel

    A primeira etapa da Taça de Portugal de Downhill tem o seu inicio em São Brás de Alportel. A prova decorreu nos dias 25 e 26 de Fevereiro, numa pista mítica para esta vertente em Portugal. A pista tem com quase 2km de extensão, com muitas zonas e saltos espectaculares, que recebe provas desta envergadura desde os anos 90.

Lousã

    A etapa da Lousã será a segunda de 6 jornadas, que irá apurar em Setembro o vencedor da Taça de Portugal de Downhill. Esta etapa está classificada como “internacional C2” na Union Cycliste Internationale, esperando-se assim a presença de alguns dos melhores pilotos internacionais, vindos de vários pontos do mundo.

    O início da pista a 570 mts de altitude na zona da “Barraca Preta”. Como zonas espectáculo para o público se deliciar, o Montanha Clube sugere:

- Salto Ivo Padilha (salto em que os atletas voam a cerca de 2mts de altura, e permite efectuar bonitas manobras);

- Vala (com cerca de 200mts de comprido, é uma zona algo estreita no entanto com vários obstáculos, causando assim várias linhas de passagem possíveis. É considerada por muitos a zona onde se vê claramente a diferença de capacidades entre os atletas);

- Marco do comunista (zona técnica algo lenta, mas bastante inclinada);  

Porto de Mós

    Decorre no fim-de-semana 31 de Março e 1 de Abril a 3ª etapa da Taça de Portugal de Downhill em Porto de Mós. A pista onde o evento se vai realizar é bastante dura e composta por bastante pedra, o que dificulta em muito a tarefa dos atletas uma vez que ao mínimo descuido podem furar um pneu e assim acabar a prova.

Padela

     Esta etapa da Taça de Portugal decorre entre os dias 11, 12 e 13 de Maio de 2012 em Padela. Com uma pista bastante divertida, com 1500 metros, bastante exigente e técnica, com uma zona final no meio da população.

    O circuito tem o seu início no topo do Monte da Padela conhecido por Alto dos Marcos. Desce pelo meio de uma área reflorestada pela Padela Natural Associação Promotora e cruza o estradão florestal por duas vezes. De seguida cruza terrenos baldios e terrenos da Quinta da Torre. Termina no meio da povoação junto à Quinta da Torre na freguesia de Mujães.

Góis

    A 5ª prova da Taça de Portugal de Downhill tem lugar na vila de Góis, no centro do país. Uma pista muito técnica e exigente recebia os pilotos para mais uma jornada desta competição.

Penela

    A ultima etapa da Taça de Portugal de Downhill realiza-se em Penela. A pista do More Bike Park tem um percurso total de 2 km e um declive total de 325 m.