Como praticar Downhill?

Treino Físico:

Para se ser um bom praticante de Downhill é necessário ter uma excelente forma física. Não é necessário apenas saber descer visto que em muitas pistas de Downhill o atleta tem de passar por umas quantas subidas. Deve-se treinar sprints que são muito úteis em zonas mais fáceis de um percurso de Downhill assim como se deve treinar a resistência, necessária a qualquer modalidade do ciclismo.

 

Treino Técnico: 

1. No Downhill é necessário ter um pouco de preparação física, mas tal como o nome indica esta modalidade privilegia a descida, sendo assim é necessário ter bastante treino de descida. Para tal tente encontrar descidas técnicas e tente ultrapassa-las se encontrar descidas longas melhor porque assim treina a técnica de descida e a resistência.

2.  Nunca deve treinar Downhill sozinho, pois se tiver o azar de cair não terá ninguém para ajudar.

3. O treino de saltos também é muito importante, uma vez que, numa pista de downhill existem sempre vários saltos que terá de efectuar. Um bom local para treinar os saltos pode ser por exemplo as pistas de motocross.

4. Deve examinar e analisar cuidadosamente a pé as descidas que ainda não conhece. Deve sempre gastar um pouco de tempo a estudar os trilhos mais técnicos antes de começar a descida com bicicleta. Durante a descida tudo acontece muito rápido, para tal deve manter-se relaxado, sem estar ansioso.
 
5. Em alta velocidade durante a descida deve-se olhar um pouco para a frente do trilho, por volta de uns 10 ou 20 metros, às vezes até mais que isso. Quanto mais cedo identificar os obstáculos melhor, mas deve-se ter em atenção o obstáculo que se está a transpor.
 

Técnica de descida:

1. Por forma a ter um melhor controlo sobre a bicicleta durante descidas técnicas, deve-se utilizar tudo o que tiver ao nosso dispor para amortecer os embates com os obstáculos. Para tal, para além dos amortecedores da própria bicicleta, se enquanto descemos mantivermos os joelhos e cotovelos flectidos torna-se mais fácil transpor os obstáculos, uma vez que as vibrações provocadas pela irregularidade do piso são absorvidas mais facilmente.

2. Durante a descida deve-se manter os pedais alinhados na horizontal, de modo que se houver uma pedra ou raízes a passar pelas rodas, não batam nos pedais. À velocidade a que se desce uma colina no Downhill se algo colidir com os pedais o downhiller pode perder completamente o controlo da bicicleta e pode mesmo cair.

3. Nas descidas íngremes, muito características do Downhill, deve-se inclinar para trás, ou seja, colocar o traseiro quase atrás do assento da bicicleta. Assim o peso fica mais sobre a roda traseira, diminuindo assim a probabilidade de se for necessário usar o travão da frente a roda não imbicar ou derrapar e provocar a queda do downhiller.