O que é?
O downhill é uma forma de ciclismo que consiste em descer o mais rápido possível um dado percurso. Normalmente as pistas são bem íngremes e técnicas, com pedras, saltos, raízes e outros obstáculos. São pistas curtas, normalmente de 2 a 4 km. A velocidade pode passar de 70 Km/h em alguns troços em pistas rápidas.
Para participar é necessário ter acessórios especiais de protecção e uma bicicleta feita especialmente para esta modalidade, como duas suspensões, pneus grossos, travões a disco, etc. O peso da bicicleta não é tão importante como no caso do cross-country, pois no downhill praticamente só há descidas, mas ainda assim é um factor importante.
É uma modalidade de competição reconhecida no ranking internacional da UCI, tendo campeonatos mundiais oficiais.
Pela necessidade de peças muito boas e resistentes, as bicicletas usadas na prática do downhill são caras, e pesam em média 20 kg. Para que a descida não se torne um suicídio, é preciso ter atenção a alguns constituintes na bicicleta:
Quadros: Devem aguentar impactos muito fortes, devido à probabilidade de queda ser muito grande e ao elevado número de saltos e obstáculos que são necessário transpor.
Suspensão: O ideal é ter suspensão dianteira e traseira, com recuo mínimo de 180mm, isto deve-se ao facto de o impacto das rodas com o chão após um salto ser muito grande bem como o impacto gerado pelo contacto com os obstáculos ao tentar ultrapassá-los. Se a suspensão não for a indicada, os impactos com o chão e os obstáculos vão afectar muito mais o controlo da bicicleta e a hipótese de cair é muito mais alta.
Travões: Os travões devem ser travões a disco de preferência com accionamento hidráulico, uma vez que a pressão exercida sobre eles é muito alta e nesta situação travões com cabos não são boas opções.
Pneus: Os pneus são escolhidos de acordo com o terreno onde se pretende praticar esta modalidade, mas geralmente são largos e com boa aderência.
Transmissão: Não existe transmissão dianteira. No seu lugar é instalado uma guia de corrente, que tem a missão de manter a transmissão a funcionar apesar de todas as trepidações que a pista transmite à bicicleta.